durante a pandemia

VÍDEO: aeroporto de Santa Maria tem recorde em operações de aviação geral

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Mesmo durante a pandemia e com voos comerciais suspensos, o Aeroporto Municipal de Santa Maria registrou recordes no número de operações da aviação geral, que envolvem voos particulares, taxi aéreos e transporte de valores, por exemplo. No mês de maio, foram registradas 43 operações do tipo, mais do que o dobro da média mensal de 2019, que foi 17. Já os voos comerciais da linha diária para Porto Alegre, operados pela Azul Linhas Aéreas, seguem sem previsão de retomada.


- O aeroporto trabalha com aviação geral e aviação regular, que se refere aqui aos voos da Azul. Já a aviação geral é de aviões que pertencem a empresas de táxi aéreo, transporte de enfermos, de valores, táxi aéreo de diversos locais do país, por exemplo. Essa aviação geral, por não ter o voo regular, aumentou. Já são dois meses com recorde nesse tipo de operação - explica o gerente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins. 

Sessão de Dia dos Namorados do cine drive-in é transferida em função do tempo instável

Apesar do número recorde, o terminal permanece com quase nenhuma circulação de pessoas na maior parte do tempo. Antes da pandemia, a empresa Azul Linhas Aéreas operava diariamente um voo para Porto Alegre, com média diária de cerca de 60 passageiros. Com a suspensão da linha, ainda em março, o local se esvaziou. Para entrar, é preciso anotar os dados e aferir a temperatura, além de higienizar as mãos com álcool gel. Também é obrigatório o uso de máscaras. No ambiente interno, os espaços onde costumava operar a Azul e o restaurante estão vazios, assim como o ambiente de espera. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Ao fundo, pista de pouso e decolagem do aeroporto

Conforme a administração do aeroporto, já é possível perceber uma retomada da demanda por voos comerciais para a capital gaúcha através de contatos de passageiros que buscam o serviço, mas ainda é difícil mensurar. A normalização da demanda não passa apenas pela situação do controle da pandemia em Santa Maria e Porto Alegre. Cerca de 80% dos passageiros utilizavam a capital gaúcha apenas como uma conexão para outros estados da federação, como São Paulo, um dos epicentros da Covid no Brasil.

VÍDEO: casais relembram histórias de amor que superaram tempo e distância

Conforme a Azul, não há previsão de retomada das operações em Santa Maria. Em nota, a empresa afirmou que "tem a expectativa de retomar a maior parte de sua malha ao longo do segundo semestre, mas só será possível definir quais cidades voltarão a receber voos à medida que a empresa consiga ter melhor visibilidade do comportamento do cliente e da economia ao longo dos meses restantes deste ano". 

RECORDE 
Conforme Martins, o número de operações em maio, de 43, é recorde para o aeroporto. Entre esses números estão contabilizados aviões de empresas, helicópteros empresariais, jatinhos particulares, serviços de transporte de enfermos, órgãos, táxi aéreo, transporte de valores, entre outros. Não estão incluídas operações de abastecimento ou escala, quando não há o desembarque de pessoas ou cargas. Pela localização central no Estado, o aeroporto santa-mariense recebe frequentemente demandas deste tipo e também operacionaliza voos de clientes de toda a região.

OS NÚMEROS

2019 

  • Média mensal - 17

2020 

  • Janeiro - 16
  • Fevereiro - 27
  • Março - 23
  • Abril - 41
  • Maio - 43

*Colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria registra menor temperatura do ano neste domingo

Próximo

Domingo pode registrar a menor temperatura do ano em Santa Maria

Geral